EM DESTAQUE

    Ícones sociais

Loading...

Cientistas apostam em um futuro no qual humanos e robôs serão indistinguíveis

“Nosso objetivo é que ela seja tão consciente, criativa e capaz como qualquer ser humano.”

Duas equipes de cientistas desenvolvem, de forma paralela, os robôs mais parecidos com seres humanos que você já viu. Pesquisadores da Hanson Robotics, nos Estados Unidos, e do Hiroshi Ishiguro Laboratories, no Japão, trabalham a fim de combinar sistemas superinteligentes e feições humanas a fim de criar aquilo que eles apostam como elemento-chave na relação entre humanos e máquinas no futuro.

Nos Estados Unidos, o doutor David Hanson e a sua equipe de engenheiros e designers criaram a Sophia, robô com visual inspirado na esposa de Hanson e também na atriz Audrey Hepburn. Ela é capaz de interagir com o seu interlocutor, conta com mais de 60 expressões faciais e traz câmeras em seus “olhos” que permitem a ela fazer contato visual, se localizar e até mesmo reconhecer indivíduos.

Ela conta ainda com um sistema de reconhecimento de voz igual ao do Google Chrome e o seu criador trabalha junto de empresas como Intel e IBM a fim de implementar novas funções ao robô. “Nosso objetivo é que ela seja tão consciente, criativa e capaz como qualquer ser humano”, comenta Hanson. “Estamos desenvolvendo estes robôs para servir na área de assistência médica, terapêutica, educacional e em serviços de atendimento ao cliente.”



Androides sonham com ovelhas elétricas?

A clássica obra Androides Sonham com Ovelhas Elétricas, do autor Philip K. Dick, foi adaptada para o cinema pelo laureado diretor Ridley Scott sob o nome de Blade Runner – O Caçador de Androides. Na trama, Richard Deckard (Harrison Ford) é um caçador de androides que acaba se apaixonando por um androide, levantando uma série de questões éticas a respeito desse tipo de “vida”. Para o doutor Hanson, o nosso futuro trará uma relação cada vez mais intensa entre humanos e androides, que serão praticamente indistinguíveis entre si.

“A inteligência artificial vai evoluir a um ponto no qual eles [os robôs] serão verdadeiramente nossos amigos”, comenta o pesquisador. “Não de um jeito que vai nos desumanizar, mas de uma forma que nos reumaniza, que reduz a tendência de distanciamento entre pessoas e nos conecta tanto com pessoas quanto com robôs”, defende.

Imagem e semelhança

No Japão, o doutor Hiroshi Ishiguro vem criando uma série de robôs que terão diferentes aplicações na vida real. A ideia é que eles atuem na recepção de hotéis e em outros locais públicos e também na interação com pessoas com demência e crianças autistas. Para o primeiro caso, Ishiguro desenvolve máquinas iguais a seres humanos; para o segundo, o visual é mais lúdico.

No entanto, a grande criação do japonês é o Geminoid, um robô gêmeo feito à sua imagem e semelhança. A máquina é controlada por um computador e, pasme, foi desenvolvida para auxiliar em estudos sobre a humanidade. “Nós somos mais autônomos e inteligentes, é isso”, comenta Ishiguro a fim de destacar o que nos diferencia das máquinas.

E a tendência é que tudo isso se expanda ainda mais nos próximos anos, com mais iniciativas do gênero. Apesar de quase tudo estar apenas em fase inicial, é impossível não se lembrar das distopias de ficção científica, como Blade Runner, Eu, Robô e Ex-Machina ao ver tantas movimentações neste sentido.

Você acha que as máquinas superinteligentes representam um avanço ou uma ameaça para a humanidade?

Deixe a sua opinião nos comentários.

Fonte: Canatech
author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Sua descrição vem aqui!

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!

CodeNirvana
«Postagem Anterior Próxima Postagem »
© Copyright Nova Olinda-CE| Frame Produções Aristóteles Alencar e Lucélia Muniz | Designed By Code Nirvana
Back To Top