EM DESTAQUE

    Ícones sociais

Loading...

Internet das Coisas: 6 dicas de segurança para evitar dores de cabeça

“A Internet das Coisas vai exigir uma mudança de comportamento em relação à segurança da informação."

A Internet das Coisas já é realidade e, aos poucos, vai se aproximando do consumidor e passa a fazer parte de seu dia a dia. Produtos como carros que andam sozinhos, geladeiras que fazem compras, sensores de economia de energia e relógios inteligentes já são realidade. Apesar de facilitar a vida do usuário, essa tecnologia requer atenção e uma série de mudanças no comortamento das pessoas.

“A Internet das Coisas vai exigir uma mudança de comportamento em relação à segurança da informação. Um hacker poderia alterar a configuração de componentes de segurança – como o sistema de freios ou airbags – e exigir o pagamento de um resgate para retorná-los à configuração original, alterar a temperatura interna da casa ou até mesmo usar a geladeira como canal para acessar dados confidenciais guardados no computador pessoal”, explica José Matias Neto, diretor de suporte técnico da Intel Security. Confira abaixo 6 dicas para evitar dores de cabeça:

1. Avalie os critérios de segurança antes de instalar um dispositivo inteligente em casa ou baixar algum aplicativo
Procure saber, por exemplo, quais são as configurações de segurança e quais os dados aos quais o dispositivo terá acesso.
2. Mantenha sistemas operacionais, softwares e apps sempre atualizados
Manter todos os dispositivos e sistemas atualizados ajuda a proteger o usuário de malwares e ataques ransomware. As atualizações corrigem vulnerabilidades e bugs e podem deixar o produto funcionando ainda melhor.
3. Fique atento às informações compartilhadas e links desconhecidos
O phishing ainda é a modalidade mais usada pelos criminosos para espalhar malwares. Nunca abra e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos, não clique em links recebidos por e-mail, mensagem de texto ou via rede social e não faça download de arquivos suspeitos recebidos.
4. Crie senhas complexas e use a biometria a seu favor
Usar uma senha com, no mínimo, 10 caracteres, incluindo letras, números e caracteres especiais é uma boa dica para aumentar a segurança. É possível também associar funções biométricas à identificação pessoal.
5. Não escolha a opção mais barata
Quando se trata de segurança, não escolha a opção com o menor custo. Em alguns casos, o barato pode sair caro. Se o dispositivo é muito barato, pode ser que elementos importantes tenham sido cortados no processo de concepção.
6. Tenha uma solução de segurança instalada em todos os dispositivos
Programas como antimalware, antispam e filtro de web serão cada vez mais necessários em todos os dispositivos, incluindo os eletrodomésticos.

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Sua descrição vem aqui!

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!

CodeNirvana
«Postagem Anterior Próxima Postagem »
© Copyright Nova Olinda-CE| Frame Produções Aristóteles Alencar e Lucélia Muniz | Designed By Code Nirvana
Back To Top